sábado, 30 de janeiro de 2010

ENGENHARIA CIVIL

Para renovar e inovar

Sem o engenheiro civil tudo ficaria velho. Essa é a definição utilizada por Mateus Nunes de Freitas Dahdah, o primeiro colocado no Exame Nacional de Cursos de 2003, o Provão, entre os alunos de Engenharia Civil de todo o país. Cabe a esse profissional planejar, projetar, gerenciar, supervisionar e fiscalizar atividades de construção. Mas se engana quem pensa que seu trabalho está restrito às obras de edificações. Esse pode ser o mais comum, mas não o único. É também sua responsabilidade projetar e gerenciar sistemas de transporte, construir canais de escoamento e distribuição de água, fazer levantamentos das condições de solo e rochas como materiais necessários para a construção civil, controlar o impacto ambiental e promover ações de preservação do meio ambiente, além de outras atividades.

Para formar profissionais capacitados a atuar em todos os ramos do mercado, o curso de Engenharia Civil da UnB oferece disciplinas em cinco diferentes áreas:

  • Estruturas e Construção Civil, que estuda tecnologia de construção, instalações, estruturas de concreto, metálicas e outros;
  • Geotecnia, refere-se ao estudo do solo e rochas, fundações, obras subterrâneas, pavimentação;
  • Recursos Hídricos e Meio Ambiente, que abrange obras fluviais, sistemas de irrigação, esgoto e outros;
  • Transportes, que aborda engenharia de tráfego e sistemas viários;
  • Sistemas Construtivos e Materiais, que estuda a utilização e o desempenho dos materiais empregados na construção civil, controle de obras.
by: http://www.unb.br/graduacao/cursos/sobre/eng_civil.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Estudante de Engenharia civil.